Evolutis

blog

Saiba como e quando contratar um coach! Não seja enganado!

Saiba como e quando contratar um coach! Não seja enganado!

Parece que há uma inundação de coaches hoje em dia. Coach Financeiro, coach de Saúde, coach de voz, coach de estilo, coach de relacionamento, coach de beleza, coach de plantas… Ufa! São tantas “opções” que ficamos perdidos e nos fazem pensar que tudo virou coaching hoje em dia. Mas será que tudo é coaching mesmo?

Você sabe diferenciar um processo de coaching do aconselhamento, dicas ou mentoria? Fazer esta reflexão é fundamental para saber o que esperar e investir seu tempo e dinheiro na ferramenta mais apropriada para sua necessidade.

Antes de tudo, vamos definir o que é coaching. O Código de Ética da ICF (International Coaching Federation, entidade que promove e define os padrões do processo de coaching) traz o coaching como acompanhamento reflexivo e criativo feito em parceria com os clientes, objetivando inspirá-los a maximizar o seu potencial pessoal e profissional”. Isto significa que coaching é um processo onde o papel do coach (profissional) é ajudar o coachee (cliente) a refletir sobre seus comportamentos, pensamentos, sentimentos, padrões e afins de modo a evolui-los com base em uma questão ou uma necessidade definida e delineada. O que nos leva a pensar sobre o que não é coaching: dicas, orientações, aconselhamentos, direcionamentos explícitos e todo e qualquer processo onde o coachee não trabalha a si mesmo e seus padrões. Fique atento ao que é oferecido no mercado!

O coaching é uma ferramenta para ajudar no desenvolvimento humano rumo às necessidades e objetivos futuros do coachee. Se pensarmos numa linha do tempo, há uma diferença importante entre coaching e terapia a ser colocada. Apesar de ambos trabalharem o autoconhecimento, a reflexão e o desenvolvimento pessoal, a terapia tem foco no passado e o coaching no futuro. A terapia busca resolverquestões do passado que afetam o presente e o coaching a autorreflexão e consciência para melhoria de questões com direcionamento para o futuro. E ambos se diferem de mentoria e aconselhamento (counselling) que focam em orientações e compartilhamento de experiências a partir do histórico, background e passado de um profissional contratado, sem trabalhar o autoconhecimento do cliente necessariamente.

O processo de coaching é individual e personalizado, pois foca nas questões pessoais e profissionais de cada cliente coachee. Há também processos de equipe que trabalham questões específicas do grupo,para depois focar nos pontos de desenvolvimento individualmente. Em um alinhamento inicial, coach e coachee buscam a questão a ser trabalhada e o formato do trabalho a ser realizado. São encontros mensais ou quinzenais (presenciais ou virtuais), em geral de 1 hora, onde a questão trazida pelo coachee é o foco de reflexão e trabalho. Sendo um processo personalizado, a duração e frequência dependerão da questão a ser trabalhada e da evolução do coachee ao longo dele. Uma questão é certa: não há milagres e processos-relâmpago em coaching. Se há profissionais prometendo algo neste sentido, questione e busque mais informações.

Com esta diversidade de possibilidades de atuação de um coach, alguns fatores são importantes na hora de contratar um profissional. O primeiro é olhar sua formação. O profissional passou por um curso credenciado pela ICF? Já está certificado pela entidade? São pontos importantes para diferenciar aqueles que estão buscando um trabalho sério e profissional, com metodologia, conhecimento e ética. Afinal, estamos tratando de questões complexas de cada pessoa e que podem mexer com áreas delicadas da vida e trabalho de cada um. Profissionalismo, formação e ética são pontos de partida.

Os processos de coaching são divididos em alguns focos. O coaching de vida ou life coaching apoia o coachee a resolver questões de sua vida pessoa e/ou profissional. Quando entramos na questão profissional, há metodologias e ferramentas específicas que o coaching executivo trabalha, aprofundando questõesde desenvolvimento profissional para melhoraria da performance em um contexto empresarial que o coaching de vida não trata. Outra questão ligada ao trabalho é a carreira. O coaching de carreira busca traçar, realinhar ou redirecionar as escolhas de carreira baseadas no propósito e aptidão pessoais. É muito rico para nos ajudar a fazer escolhas mais assertivas de acordo com nossa essência e pontos fortes pessoais. Por último, podemos trabalhar grupos e coletivos a partir do coaching de equipes, melhorando a performance através da redução ou até remoção dos obstáculos internos para a sua melhor performance e/ou relacionamento. Em comum, todos são processosreflexivos e criativostrabalhados em conjunto com o coachee(s) para que este(s) se inspire(m) a aumentar o(s) seu(s) potencial(is) pessoal(is) e profissional(is). É uma metodologia muito rica e construtiva para o autoconhecimento, percepção sobre si e como agimos no mundo, sobre nossas questões pessoais e como podemos evoluir, crescer e ficarmos mais satisfeitos com nossa vida integralmente.

A Evolutis, por meio do seu sócio fundador Ricardo Barros (veja o LinkedIn), oferece serviços de coaching com formação sólida (ICI, Ecosocial e Janusian), sob as orientações e direcionamentos da ICF e com o profissionalismo, foco em resultados e ética comprovados em 20 anos de trabalho em empresas como Microsoft, Oracle, IBM, Linx S.A. e Algar Tech.São processos com olhar e atenção acolhedores, uma visão ampla e sistêmica, foco no resultado desejado, diversidade de pensamento e possibilidades de caminhos, o respeito ao ser humano integral e a visão de que podemos e temos as ferramentas para o crescimento, desenvolvimento e evolução individual.

Entre já em contato conosco e conheça mais sobre os benefícios, formatos e resultados do processo de coaching! O segredo é saber para que se vive e não deixar a vida em segredo. Conheça-te!

Compartilhe:
Fechar Menu