Evolutis

blog

Escolho o curso universitário hoje. E se a carreira mudar depois?

Escolho o curso universitário hoje. E se a carreira mudar depois?

O meio do ano vai chegando e a expectativa vai aumentando. Começam as inscrições para os vestibulares, ENEM, FUVEST, provas, estudos… Aí vou lá e escolho Direito! Gosto de ajudar as pessoas, a leitura contínua é algo comum no meu dia a dia, gosto do debate jurídico e tantas outras coisas que a profissão exige. Mas tem uma tal de tecnologia que está mudando o mercado, automatizando algumas coisas. Contratos saindo num clique! Será que é uma ameaça à profissão? Vão precisar de advogados no futuro? O que o mercado exigirá destes profissionais no futuro?

Esta é uma dúvida totalmente pertinente aos jovens que estão em sua fase de escolha do curso universitário. Vários são os fatores que nos impactam nesta escolha. A própria formação dos pais e/ou responsáveis, alguma referência familiar, amigos algumas vezes, a expectativa de remuneração no futuro, nossas aptidões e diferenciais intelectuais e tantos outros. Claro que são influências a serem consideradas e que podem ajudar alguém a escolher a sua profissão e, com isto, o curso universitário que irá ajudar na carreira. Mas será que a minha escolha levou em consideração os valores individuais? Será que levou em consideração a minha personalidade? O mercado que eu pretendo trabalhar exigirá quais competências e comportamentos? E sobre estes últimos, eu os tenho desenvolvido em mim? Como faço para ter um caminho com menos turbulências, mas sem esquecer quem eu sou e o meu propósito? Qual é o meu propósito? O que é propósito afinal?

O processo de coaching de carreira para jovens vai muito além do que identificar as fortalezas nos estudos e associar os cursos universitários ou técnicos que possam fazer sentido. Muitas profissões nem sequer existem cursos universitários mais. Google, IBM, Apple, Stone e outras empresas não exigem diploma universitário se os(as) candidatos(as) têm um conhecimento ou habilidade referente às posições que as empresas têm abertas. Parece algo inimaginável para muitos, mas uma realidade atual. Com isto, muito mais do que escolher um curso, universitário ou não, os jovens precisam de muito autoconhecimento. Entender os seus valores, seus sonhos, suas âncoras de carreira, seus talentos, projetos já realizados, sua visão de futuro e, principalmente, o tão falado propósito.

Propósito, no dicionário Aurélio, significa “grande vontade de realizar ou de alcançar alguma coisa; desígnio: ser feliz é o meu propósito de vida”. Como saber o nosso propósito sem olhar para si? É necessário fazer uma investigação genuína, profunda e honesta para que as escolhas sejam na direção correta. Podemos desviar um pouco ao longo do caminho, mas a direção e o Norte fazem sentido, energizam e trazem felicidade à vida. Afinal, pais, não é isto que se quer para os filhos?

O coaching de carreira para jovens trabalha todos estes fatores e investigações. E a Evolutis é fundada por um profissional que entende as mudanças tecnológicas do mercado de trabalho, pois Ricardo Barros trabalhou em empresas como Microsoft, Oracle, IBM e conhece profundamente as transformações que outros mercados estão passando neste tema. Além disto, um processo que olha com profundidade todos os fatores relevantes para a escolha do jovem, faz uma pesquisa de áreas existentes, cursos, instituições, bolsas de estudo, mercado de trabalho e muito mais. Um processo fundamental antes de escolhermos uma profissão e é uma ferramenta disponível para os jovens e adolescentes de hoje.

Entre já em contato conosco e conheça mais sobre os benefícios, formatos e resultados do processo de coaching de carreira para jovens! O segredo é saber para que se vive e não deixar a vida em segredo. Conheça-te!

Compartilhe:
Fechar Menu